Paris gasosa

Paris, Paris... viajar é sempre muito bom, e foi para la que fui dessa vez, com minha esposa Adriana.


De uns tempos para ca aprendi que beber agua é muito importante para a saude, nao que eu nao bebesse, mas faz alguns anos que faço questao de beber muita agua e depois por ordens médicas aumentei a quantidade. e essa foi a nossa primeira preocupaçao ao chegarmos em Paris, comprar agua. tenho que dizer que, apesar de muito barata, cerca de 50 centavos de real o litro, ou 20 centavos de Euro, a agua nao era das melhores, nao que fosse ruim, mas parecia ser agua da torneira, tinha um gosto estranho, mas de toda maneira era o a que nos tinhamos comprado.

Passeamos o dia inteiro por Paris, fizemos aquele caminho basico de turista: Louvre, Arco do Triunfo.... tinhamos saido do hotel as 9 horas da manha, fazia bastante sol e a agua durou mais ou menos ate a hora de subirmos a torre Eiffel...

Infelizmente para nos, a fila para subir de elevador era muito grande, entao decidi que era melhor irmos de escada, que tinha uma fila muito pequena, começamos a subir as 9 da noite, depois de um longo dia de caminhada, quer dizer, ja estavamos bem cansados, e a escadaria nao era nada pequena, via nos olhos da minha esposa a vontade de querer me matar por ter tido aquela ideia.
Pouco a pouco ela ficava mais cansada e e com mais sede. Quando chegamos no meio da torre paramos para apreciar a bela vista, e a minha esposa com olhos de fogo me intimou a comprar agua no restaurante da torre, tive que comprar uma garrafa de 1 litro por 6 euros, o que daria para comprar 30 garrafas em qualquer supermercado la de baixo, a vontade de descer foi grande, mas o medo que estava da minha esposa foi maior....

Nos recompomos, bebemos a agua, que tambem tinha um gosto ruim, mas que àquela altura caia muito bem, tiramos fotos e curtimos o momento romântico.

No dia seguinte tinhamos que partir para a Italia, entao pedi para a Adriana para enquanto eu fazia o checkout do hotel ela fosse comprar agua no mercado.
Quando chegamos no TGV ja com as bagagens arrumadas, pedi para que ela pegasse a agua para mim e fiquei alegremente surpreso quando ela me mostrou uma garrafa Perrier, a famosa agua Perrier, tao conhecida no mundo...
Fiquei tao empolgado com a tal agua que nem li o rotulo, quando abri a garrafa, aquele barulhinho tssss... denunciava, era uma agua gasosa, depois vim a descobrir que a Perrier so engarrafa agua gasosa. O detalhe é que eu detesto agua gasosa e beber aquilo era pior que beber a outra agua que tinha comprado em Paris, tentei ir ao bar do trem ja pensando em comprar outra agua de 6 Euros mas eu so tinha notas de 50 e o barman nao tinha troco para isso. Voltei para o meu lugar e com sede comecei a beber aquela agua.... horrivel... com aquelas bolhas irritantes! Quatro horas de viagem ate a Italia bebendo agua gasosa... a cada garrafa aberta o tssss do gas escapando me dava arrepios. Nao conseguia parar de pensar em beber uma agua sem gas, o que deixava o gosto da gasosa ainda pior.

Depois das sete horas interminaveis de viagem bebendo Perrier chegamos finalmente a Milao. minha primeira atitude foi procurar um bar, restaurante, qualquer coisa, mas estava tudo fechado pois ja passava das 8 da noite, entao descobri em um facho de luz vindo do ceu acompanhado de um coro de anjos, uma maquina de bebidas!

Vi a quantidade de garrafas diferentes de refrigerante e agua, o melhor, a agua custava so dois euros, uma moeda de 2 euros, nao pensei duas vezes e coloquei minha unica moeda e no meio daquele monte de garrafas com palavras em italiano em letras miudas que não poderiam ser lidas da distancia que se encontravam, escolhi uma garrafa de agua.

Ja podia sentir o sabor descendo pela minha garganta. Peguei a garrafa e num momento de gloria e prazer girei a tampinha para abrir... tsssss..... descobri que tinha acabado de comprar outra garrafa de agua gasosa.
ps... continuo na Europa com um teclado sem acentos...

Professor Victor Sousa
0 Responses