O que os royalties têm a ver com a sua vida? parte 3





Saúde

Todo cidadão tem o direito de conhecer a situação de saúde do seu Município e da região onde reside. É através deste conhecimento que o cidadão pode, junto aos Conselhos de Saúde, reivindicar os seus direitos.

Coeficiente de Mortalidade Geral

Este indicador expressa a intensidade da ocorrência anual de mortes em determinada população. É obtido pelo número de óbitos de determinada localidade e ano divididos pela população desta mesma localidade e ano, expresso por mil habitantes. O Coeficiente de Mortalidade Geral é influenciado pela estrutura da população, por sexo e idade.

O Coeficiente de Mortalidade Geral para o Brasil em 1999 (Fonte: IDB/2001 – www.datasus.gov.br) foi de 7 por 1.000 habitantes, ou seja para cada 1.000 habitantes 7 faleceram em 1999, no Estado do Rio de Janeiro em 2001 (Fonte: SES/RJ - www.saude.rj.gov.br) em cada 1.000 habitantes, 8 faleceram neste ano.

Coeficiente de Mortalidade Materna

Estima a freqüência de óbitos femininos atribuídos a complicações da gravidez, parto e puerpério. É obtido pelo número de óbitos de mulheres em idade fértil (10 a 49 anos) devido a complicações da gravidez , parto e puerpério de um determinado local e ano, divididos pelo número de nascidos vivos desta mesma localidade e ano, expresso por mil nascidos vivos. Este indicador reflete a qualidade da assistência à saúde da mulher, utilizado para subsidiar processos de planejamento, gestão e avaliação de políticas de ação de saúde direcionadas para a atenção pré-natal, ao parto e ao puerpério.

O Coeficiente de Morte Materna para o Brasil em 1999 (Fonte: IDB/2001) foi de 56 por 100.000 nascidos vivos, ou seja, para cada 100.000 crianças nascidas no Brasil, 56 mães morreram; no Estado do Rio de Janeiro no ano de 2001 (Fonte: SES/RJ) para cada 100.000 crianças nascidas, 68 mães morreram.
0 Responses